ESPÉCIES DO MÊS DE JUNHO

No mês de Junho divulgámos mais algumas espécies da nossa flora e fauna autóctones.

Cytinus hypocistis é comummente conhecida por Pútegas ou Coalhadas. Esta planta tem a particularidade de ser parasita e associa-se a plantas da família das estevas. É autóctone da região mediterrânica e ocorre, frequentemente, em zonas com elevado grau de aridez e secura.

Esta é uma planta medicinal e comestível que, em muitos casos, passa despercebida no meio dos matos de esteva apesar de ter cores viçosas que variam entre o vermelho escarlate e o amarelo-vivo.





Chamam-lhe Trevo-de-quatro-folhas-peludo, mas na verdade é um feto anfíbio. A Marsilea batardae é uma planta autóctone em Portugal e endémica da Península Ibérica. Habita charcos temporários e margens de rios sujeitos a inundações periódicas, ocorrendo geralmente em substratos argilosos.
Infelizmente, esta planta está classificada como ameaçada de extinção devido à degradação do seu habitat devido à más práticas agrícolas e agropecuárias.





Outra das espécies que queremos destacar este mês é a Saxicola rubicola, ou Cartaxo-comum. É uma espécie muito abundante em zonas de estepe, charnecas, zonas agrícolas ou outras zonas abertas.
Esta espécie é caracterizada por um padrão preto na cabeça que contraste com o seu colar branco e peito alaranjado, sendo que as fêmeas têm cores menos viçosas. São aves que se alimentam de insectos e elege locais como postes cercas e fios para preparar a sua captura. Esta é uma auxiliar na agricultura, ajudando a controlar pragas.







Comentários

Mensagens populares