JUNHO | 2022
Junho foi o mês que marcou o início do Verão no hemisfério norte, celebrado a 21 de Junho, no Solstício de Verão, o dia mais longo do ano. Mas em Mértola, o verão começou bem mais cedo. Sentiu-se ainda durante Maio, o mais quente desde que há registos, e em Junho, muito antes do solstício, escalou para uma vaga de temperaturas a rondar os 40 graus que se estendeu pela segunda semana do mês.
Apesar disso, o calor forte não nos amoleceu e em Junho, aproveitámos para reunir, definir novos objetivos e dar a conhecer a Associação Montícola, dentro e fora do Vale do Guadiana, além de continuarmos os trabalhos de ensaios e de produção na Horta da Badocha.
O mês começou a andar com "Caminhadas com Conversa" nas localidades de São Miguel do Pinheiro (união de freguesias de São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Sólis e São Sebastião dos Carros) e de Corte Gafo de Cima (freguesia de Mértola). Em duas caminhadas mais desafiantes do que o normal, pela secura da Paisagem normal desta época e acentuada pelo calor de Junho, valoriza-se e destaca-se a forte presença dos habitantes e disponibilidade para mostrar os recantos "verdes" e refrescantes do seus próprios Jardins.
Em meados de junho acompanhámos a Rita Sales e o Pedro Bravo numa caminhada performativa em Picoitos. Esta atividade iniciou-se com uma sessão de conversa sobre caminhadas, sobre o acto de caminhar e de que forma contribui para a construção de comunidades. De seguida, e depois de partilharmos uns petiscos, fomos caminhar pela aldeia e ouvir os contos dos seus recantos.
Ainda no início do mês, marcámos presença na Feira Nacional da Agricultura em Santarém, com o intuito de dar a conhecer, entre outros temas, o trabalho desenvolvido nos ensaios de adaptação de culturas às alterações climáticas, aqui em Mértola.
Na sua Sede, a Montícola recebeu a visita do grupo de "STAFF Exchange em Portugal", no âmbito do projeto CityZEN, com representantes da Câmara Municipal de Beja, de Mértola, da CIMBAL e funcionários representantes da Bulgária, para mostrar o trabalho que desenvolvemos na área da agricultura sustentável e na promoção da economia circular e local.
Nos nossos campos de ensaio, foi altura de colher, debulhar, selecionar e armazenar as favas e ervilhas maduras e saudáveis. Estas sementes resultam de um primeiro passo no processo de melhoramento de plantas e a sua adaptação às condições de secura e elevadas temperaturas de Mértola. Na próxima época semearemos estas sementes, e repetiremos o ciclo com o objetivo de obter plantas cada vez mais resistentes.
Já na Horta da Badocha começámos a colher abundantes quantidades de abóbora patisson, abóbora esparguete, courgette, tomate e, ainda, fruta fresca e saborosa como a melancia, melão, nectarinas e limões. Todos estes frescos ou são utilizados no nosso restaurante ou estão disponíveis na nossa eco-mercearia.
Comentários
Enviar um comentário