JULHO | 2022
Em Julho concluímos as "Caminhadas com Conversas" do projecto "Jardins Terapêuticos", com o nosso último passeio na aldeia do Álamo. Para a Associação Montícola este passeio facilmente resume o sentimento de missão cumprida de todas as caminhadas que guiámos, deixando a certeza de que foram momentos animados de partilha de experiências e conhecimentos entre gerações.
Também neste mês visitámos a área piloto - Parque Biológico de Cabeça Gorda - incluído no Projecto LIFE Desert-Adapt da ADPM Mértola . Ficamos muito felizes por ver o trabalho que está a ser desenvolvido e os resultados surpreendentemente positivos.
Já na área da investigação, realizamos uma visita técnica aos campos de ensaio para monitorização e caracterização das culturas de cenouras da Cenourinha Bio, na Lourinhã. Ficámos agradavelmente surpreendidos pelo sucesso destas culturas e pela estupenda qualidade e variedade das cenouras produzidas. Foram dias intensos de avaliação dos mais diversos parâmetros e de colheita.
Como já tem sido recorrente, o tema das espécies invasoras é um tema que nos preocupa e sobre o qual gostamos de estar despertos e atentos. Por isso, faz parte dos nossos objetivos mapear e registar a presença destas espécies no concelho de Mértola e não só. Este mês fizemos mais uma saída de campo no Perímetro Florestal do Coutos para registar a presença de espécies plantas invasoras. No nosso projeto do iNaturalist sobre Invasoras em Mértola, também já começamos a ter alguns registos não só de flora, mas também de fauna invasora.
Durante o mês de Julho registamos com recurso à camera trap, uma grande afluência de passeriformes ao nosso tanque tradicional. Dos vários registos recolhidos durante o mês, escolhemos o que abaixo se apresenta, onde podemos observar um bando de pardais (Passer domesticus) a desfrutar da infraestrutura que recuperamos para a biodiversidade. Esta espécie apesar de muito comum apresenta uma tendência demográfica negativa (Alonso et al., 2020), imagens como esta começam, por isso, a ser cada vez mais raras. Se observamos com atenção a fotografia, encontramos a presença de uma outra espécie, muito comum na nossa horta, e nos jardins públicos de vilas e cidades, o melro (Tordus merula).
*Alonso, H., Coelho, R., Gouveia, C., Rethoré, G., Leitão, D., & Teodósio, J. 2020. Relatório do Censo de Aves Comuns 2004-2019. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Lisboa (relatório não publicado).
No Espaço Vila Velha, foi um mês de comemorações e festejos. Três dos nossos associados comemoram os seus aniversários em Julho e, como não poderia deixar de ser, são dias de música personalizada, animação e comida deliciosa na nossa sede - o Espaço Vila Velha. Até tivemos a honra de assistir a um concerto de guitarra clássica do extraordinário músico Francis More!
Também não deixámos passar despercebido o dia Mundial da Pizza e metemos as mãos na massa, literalmente! Foi o argumento perfeito para fazer pizzas caseiras e integrá-las no nosso menu especial. Sem dúvida uma experiência a repetir!
Comentários
Enviar um comentário