HORTA DA BADOCHA | Colheitas e Plantações

O trabalho na nossa horta é constante. Praticamos uma agricultura ecológica e abraçamos a biodiversidade que nela existe!

Esta semana fizemos colheitas, mondas e plantações. Ora vejam como é generosa! Podem encontrar os frescos da Horta da Badocha à venda na nossa Eco-mercearia no Espaço Vila Velha.





Na terça-feira a equipa juntou-se na horta, para recolher a abundância de frutos das plantações de inverno. As favas e as ervilhas começam a amadurecer e, apesar das muitas vagens prontas a colher, algumas ainda se mantém em floração! Debaixo da terra, as beterrabas e as cebolas começam a inchar, colhemos apenas as maiores, para que as outras possam continuar a crescer. Para outro dia ficam as alfaces, as acelgas, os aipos, a salsa e os coentros, que já se encontram a espigar, anunciando a chegada de dias quentes e solarengos.

E é o sol e o calor, que chegam depois da chuva, que não só nos fazem crescer os produtos da horta, como as ervas que as acompanham. Daí que daqui para a frente, seja essencial manter as áreas plantadas controladas de infestantes. As ervas não são más, na maior parte dos casos estão apenas no lugar errado, é por isso que tentamos promover a diversidade nas nossas culturas e a utilização de plantas que se beneficiem mutuamente, para que estas nos possam também, facilitar o trabalho.


Antes de chegar o calor, preparamos também as últimas plantações, para o verão. A família das Cucurbitáceas, foi o foco desta semana, com melões, meloas, melancias, courgettes, pepinos e várias variedades de abóboras a preencherem-nos os sucalcos da Horta da Badocha. 

Mas os maiores e mais importantes talhões que cultivámos esta semana, foram para ensaios de produção e adaptação ao clima de Mértola de sete variedades de tomates e cinco variedades de beringela, integrando-se neste ensaio também três variedades de melão. Esperamos no verão vir a colher em grande quantidade os frutos destas plantações!



Com tanto trabalho, toda a ajuda é bem-vinda! Se fizermos bem a nossa função e respeitarmos e integrarmos os ciclos naturais nas nossas culturas, os insetos auxiliares e os agentes decompositores do solo estarão aqui para nos ajudar, permitindo a saúde dos produtos e o equilíbrio deste ecossistema.

Comentários

Mensagens populares