DIAS COMEMORATIVOS E ESPÉCIES DO MÊS DE JULHO


DIA COMEMORATIVO DE JULHO

O dia Mundial da Conservação da Natureza, celebrado anualmente a 28 de Julho desde 1998, a efeméride foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas para conduzir a humanidade a uma reflexão sobre o ponto a atingir na relação homem/natureza, num apelo reiterado à sua manutenção e conservação ao longo do tempo. Este dia tem o objetivo de consciencializar as pessoas para os problemas da natureza e para a necessidade urgente da sua conservação.



ESPÉCIES DO MÊS DE JULHO

A Consentinia vellea é uma planta extraordinariamente resistente à secura e altas temperaturas. Tão resistente ao ponto de secar totalmente e, mesmo assim, conseguir reactivar o seu metabolismo com a rehidratação!

É, na verdade, um feto xerofítico que suporta a desidratação completa dos tecidos por períodos prolongados sem danos irreversíveis a nível celular.

Característica da região mediterrânica e macarronésia, encontra-se facilmente em fendas de rochas xistosas ou calcárias, em locais secos e soalheiros, geralmente em encostas expostas a Sul e Sudoeste.

Num dos nossos passeios, encontrámos esta aranha-caranguejo (Thomisus onustus) escondida no meio das flores!

Esta aranha de tamanho médio, tem fêmeas coloridas e maiores e mais estáticas e machos delgados, mais móveis e de cor castanha ou verde. Têm a capacidade de mudar de cor tanto para se protegerem como para capturar as suas presas. As fêmeas têm uma maior esperança de vida, podendo chegar aos 600 dias.

Reside em arbustos e na vegetação de várzea, preferindo áreas mais quentes. habitam em zonas com uma grande variedade de flores e ervas, encontrando-se mais facilmente nos picos de floração.






Comentários

Mensagens populares