AGOSTO | 2022



O mês de Agosto marca o avanço de uma nova experiência no nosso Espaço Vila Velha. Criámos uma pequena estação de hidroponia na nossa sede e, neste momento, as espécies alvo são as alfaces. Esta estação, ou melhor dizendo, este protótipo de hidroponia serve para desenvolver mais uma componente de investigação na área da produção sustentável. O nosso objetivo é a optimização do sistema produtivo direcionada para a poupança de recursos hídricos utilizando uma solução nutritiva orgânica. A soluções nutritivas largamente utilizadas na produção agrícola são geralmente de síntese química, com uma alta despesa energética e emissões poluentes. 



Além dos objetivos específicos de investigação e experimentação, esta experiência de hidroponia no Espaço Vila Velha atrai a atenção de muitos curiosos, miúdos e graúdos, acabando por ser mais uma "chave" importante de interação e de educação ambiental.




Também fomos visitar os campos de ensaio de Idanha-a-nova. É fundamental a monitorização  e recolha de dados dos ensaios paralelos de tomate, beringela, meloa e melão para perceber como se estão a desenvolver as plantas nas respetivas condições. Também aproveitámos para fazer recolha de germoplasma de variedades de tomate.




Este mês, na Horta da Badocha, foi tempo de fazer as primeiras grandes colheitas das variedades de beringela e meloa, em ensaio. Apesar das dificuldades geradas pela continuação do tempo quente e seco, conseguimos colher boas quantidades tanto de beringela como de meloa com um bom calibre. 

Nos recantos mais frescos da horta, fizemos novas plantações de alface e aproveitámos para renovar as produções de pepino e de tomate, que tanto sofreram com as vagas de calor do início do verão, recorrendo, no caso do tomate a sementes selecionadas da produção do ano passado na Horta. Também de sementes que passaram por um processo de seleção, plantámos abóboras hokkaido, preparando já as colheitas do outono.




Apesar das dificuldades associadas ao tempo seco e quente, lá conseguimos manter a nossa eco-mercearia e restaurante abastecidos de frescos. As abóboras e os tomates foram, sem dúvida, os produtos mais abundantes diariamente e as frutas  (melancia, melão, meloa e figos) deliciaram os nossos clientes!





Todos os meses realizamos uma noite de Monitorização de Borboletas Noturnas na Horta da Badocha. Esta noite é, também, uma noite de convívio da equipa da Montícola, e para além de sermos todos os meses presenteados com a observação de novas espécies de borboletas, observamos outros seres e partilhamos experiências. 



Este mês, registamos a presença de uma nova espécie, 
Vesperus bolivari, um coleóptero, que se distribui pelo sul da península ibérica e que é muito ativo entre os meses de agosto e outubro. Os coleópteros cerambicídeos constituem um dos maiores grupos de insetos - com cerca de 35 mil espécies descritas -, esta família apresenta grande  diversidade, pois a sua evolução acompanhou a diversificação das suas hospedeiras - plantas angiospérmicas (que possuem flor). O ciclo de vida destas espécies, como a de todos os escaravelhos, é dividida em três etapas: larva, pupa e adulto [fase que podemos observar na foto acima].





Comentários

Mensagens populares