ESPÉCIES DO MÊS DE AGOSTO | 2022


No mês de Agosto destacamos algumas espécies autóctones como o Falso-junco (Scirpoides holoschoenus) e o Manjericão-canela (Ocimum basilicum 'Cinnamon') que temos orgulhosamente na nossa Horta da Badocha.


    O Scirpoides holoschoenus é uma herbácea perene, rizomatosa que forma tufos densos de folhas verde-escuras e afiadas. A sua inflorescência é formada por glóbulos densos e de cor acastanhada que não particularmente vistosos. Encontra-se facilmente em linhas de escorrência de água permanentes ou temporárias. Como todas as espécies características deste tipo de ecossistema, contribui para melhorar a qualidade das águas através do processo natural de fitorremediação. É uma espécie nativa da Região Mediterrânica, grande parte da Europa, oeste da Ásia e Macaronésia.



Ocimum basilicum 'Cinnamon', comummente conhecido como Manjericão-canela planta anual, melífera chegando a atingir um porte subarbustivo (até 45 cm).  A folha é mais pequena que o manjericão normal de cor verde-oliveira a verde-acastanhada, tem um sabor e cheiro picante e adoçado a canela e as suas flores são roxas. adapta-se bem em clima mediterrânico, contudo é susceptível a geadas, preferindo locais com boa exposição solar. Prefere solos ricos, soltos e bem drenados. 
    Esta espécie pode ser utilizada como condimento em pratos asiáticos e indianos, com fruta infusões frias, e ajuda na digestão, a aliviar o catarro e a tosse. 


     



Comentários

Mensagens populares