OUTUBRO | 2022



Não podíamos ter começado melhor o mês de Outubro! Dia 1 e 2 de Outubro deslocámo-nos até Aljezur para o Encontro de Rewilders, organizado pela Associação Rewilding Sudoeste

No Sábado, dia 1, realizou-se a Conferência de Rewilders, um encontro que reuniu várias Organizações que trabalham na área da Proteção e Conservação da Natureza. Foi um dia cheio de partilha de experiências e desafios, de contactos e inspirações!

Para os mais curiosos fica o vídeo com excertos da Conferência de Rewilders!
👉 https://www.youtube.com/watch?v=TmCkHy99uS0

No Domingo, dia 2, durante a manhã fomos recebidos por Udo Schwarzer e Claudia Schwarzer, da Associação RWSW - Rewilding Sudoeste - que nos proporcionaram uma estimulante visita à Área Protegida Privada do Vale das Amoreiras. Falámos sobre a floresta autóctone e deslumbrámo-nos com a sua biodiversidade. Vimos, pela primeira vez e ao vivo, algumas espécies raras e difíceis de encontrar da nossa flora!

Durante a tarde, fomos descontrair na festa da floresta, com música, comida, refrescos, música de Jack Golds e muita diversão.


Estamos muito gratos pelo convite e desejosos pelo encontro do próximo ano!


Neste mês também começámos a preparar a quinzena de voluntariado - no âmbito do projeto de "Voluntariado Ecocircular"

Este projeto é destinado a jovens entre os 16 e os 30 anos que tenham gosto pela área da Conservação da Natureza e Sustentabilidade

Dentro das tarefas previstas temos o apoio na manutenção das hortas ecológicas que gerimos - Horta da Badocha e a Quinta da Moura - propagação e inventariação de flora e integração no dia-a-dia da Associação Montícola. 

Quem se juntar a este projeto enquanto voluntário, durante 15 dias terá direito a alojamento em Mértola, almoços no Restaurante Vila Velha e uma bolsa diária de 12€ por dia! 



Em Outubro o trabalho nas hortas intensificou-se, aproveitando a chuva e os dias ainda longos pré-horário de inverno, para potenciar a preparação dos talhões, as sementeiras e as plantações. Num mês em que já começámos a colher alguns dos frutos mais precoces das primeiras plantações outonais, como rabanete, e outros que apenas esperavam a descida de temperatura, como batata-doce, beterraba e inúmeras folhosas (alface, acelga, aipo, chicória, nabiças, rúcula) vimos as plantas a crescer "a olhos vistos" com a abundância de humidade e sol e "fertilizadas" pela água da chuva.



Neste mês, também aproveitámos os dias mais chuvosos, para focar o trabalho em sementeiras de espécies autóctones, recolhidas localmente, e em propagação de aromáticas e ornamentais já presentes na horta. Numa época de segunda primavera pela região de Mértola, é a altura ideal para plantações e para vê-las a dar pulos de crescimento e alegria.





E nos temas da alegria ou felicidade, da terra e do campo, tivemos este mês uma noite de cinema no Espaço Vila Velha, com o Clube de Cinema de Mértola, em que assistimos à história de "Lazzaro Felice". Um filme a ver e rever com gosto e atenção às mensagens e temas que ecoam pelas imagens e momentos que atravessam o ecrã.



No âmbito projetos de investigação que desenvolvemos com a Lebende Samen - Living Seeds, no final do mês de Outubro, parte da equipa partiu para um "raid" com o objetivo de finalmente conhecermos pessoalmente os nossos parceiros institucionais em Marrocos. Parceiros esses com quem planificamos, executamos e monitorizamos em paralelo, projetos de melhoramento de plantas e conservação de recursos genéticos por diversas áreas nacionais e internacionais.

    
A primeira instituição que visitamos foi o ICARDA (International Center for Agricultural Research in the Dry Areas - ICARDA). Já sabíamos da simpatia e qualidade da imensa equipa de investigadores que diariamente desenvolvem trabalho científico da maior importância e pertinência para problemas tão atuais como o estudo e a adaptação de espécies de cereais e leguminosas face à desertificação, seca e alterações climáticas, mas ainda assim, ficamos impressionados com a tecnologia e equipamentos (tão bem) utilizados que compõem o Polo de Investigação do ICARDA em Rabat, Marrocos. Visitamos os diversos laboratórios (entomologia, fitopatologia, qualidade das sementes, microbiologia genética, nutrição e ciência alimentar) bem como o imponente banco de germoplasma.


A nossa segunda visita institucional deu-se igualmente em Rabat. Visitamos a sede do INRA (INRA-Maroc : Institut National de la Recherche Agronomique) onde tivemos oportunidade de debater e ultimar os protocolos dos ensaios experimentais para o próximo ano com os nossos colegas e parceiros no melhoramento de leguminosas. Tivemos igualmente o prazer de conhecer a Diretora de Investigação Científica do INRA que amavelmente nos deu uma visita guiada ao Jardin d'Essais Botaniques de Rabat e com quem pudemos estabelecer futuros projetos relacionados com a produção hortícola sustentável e com o restauro de ecossistemas com recurso a germoplasma vegetal silvestre proveniente do Banco Nacional de Germoplasma de Marrocos.

Resta-nos agradecer hospitalidade e conhecimento com que fomos brindados tendo a certeza que para além dos projetos a decorrer, continuaremos a ser parceiros na partilha de recursos e investigação científica por muitos anos.


Comentários

Mensagens populares