NOVEMBRO | 2022



    O mês de Novembro começou, ainda, com parte da equipa em Marrocos, em visita aos projetos de que somos parceiros e em reuniões técnicas. A última visita foi em Imgdal, no Alto Atlas, onde conhecemos os nossos parceiros da MBLA (Moroccan Biodiversity and Livelihoods Association), e ficamos a perceber o trabalho desenvolvido nas comunidades; para além disso reunimos a fim de ultimar pormenores para os ensaios do próximo ano. Conjuntamente tivemos o prazer de conhecer a equipa que compõe o Conselho de Administração da Salvia Foundation, uma fundação dedicada ao apoio e desenvolvimento de práticas de proteção do meio ambiente. Para além das visitas de campo e reuniões, fomos brindados com um maravilhoso almoço num retiro artístico chamado Olinto. Foi, assim, que encerramos o nosso "raid" em Marrocos, onde aprendemos muito, colhemos muita inspiração, solidificamos e criamos novas parcerias, mas sobretudo conhecemos muita gente boa e partilhamos belos e memoráveis momentos.


   
O Voluntariado Jovem pela Natureza e Floresta - EcoCircular - decorreu entre 1 e 19 de novembro, e superou as nossas expectativas. Foi com enorme alegria que recebemos 3 voluntários, tendo sido preenchidas todas as vagas disponíveis. O Voluntariado EcoCircular teve como objetivo formar para hábitos e estilos de vida mais sustentáveis e saudáveis. Este teve como principais tarefas: a manutenção da Horta da Badocha (segundo métodos de produção ecológicos); a inventariação de fauna e flora; formação em gastronomia sustentável e saudável; apoio e participação em atividades de educação e sensibilização ambiental.


Durante o decorrer do voluntariado foi possível abordar todos os temas que foram propostos. Foram realizadas atividades práticas em equipa na horta - apanha da azeitona, manutenção dos talhões, colheitas, sementeiras e plantações, - e na cozinha do nosso espaço (gastronomia sustentável) idealizaram-se e confeccionaram-se receitas. 




Realizaram-se, ainda, atividades de sensibilização e participação publica; como a celebração do Dia Mundial da Bolota e a caminhada interpretativa na Celebração do Aniversário do Parque Natural do Vale do Guadiana. 



No Dia Mundial da Bolota fomos até à Amendoeira da Serra, apanhar bolota, para posteriormente propagar azinheiras e, também, para realizarmos algumas experiências culinárias. Aproveitámos o dia, ainda, para ir "ao poço buscar água" para curtir as azeitonas, colhidas na Horta da Badocha e na Horta da Moura com o apoio dos nossos voluntários.


Nas hortas o mês de novembro continuou atarefado. Com o apoio dos voluntários, continuámos a expandir talhões plantados e semeados em ambas as hortas - Horta da Badocha e Horta da Moura - e a chuva deu vida à abundância de produtos que pudemos colher. Acelgas, alfaces, beringelas, beterrabas, chicória, espinafres, nabiças, rabanetes e rúcula em boas quantidades e do pomar, as laranjas e limões também já começaram a amadurecer.




Neste mês pusemos as mãos-à-obra e levámos, também, em frente uma importante empreitada, o segundo ano do ensaio de variedades de ervilhas e favas, adaptadas à secura. Estes talhões serão agora acompanhados de perto, desde a germinação, ao crescimento das plantas, à floração e frutificação, até à colheita das sementes, tendo em conta metodologias de melhoramento de sementes tradicionais.



Mas o mês, não terminou por aqui, na verdade, foi bem atarefado e recompensador. Houve ainda tempo para muita atividade, ora vejam mais abaixo!


  No dia 19 de Novembro, a convite da Comissão de Cogestão PNVG, celebrámos o Aniversário do Parque Natural do Vale do Guadiana com uma caminhada interpretativa.

 
Colaborámos com a presença de 2 técnicos que apoiaram na interpretação da paisagem e biodiversidade dos percursos realizados.

Ana Morais (Bióloga) partilhou os seus conhecimentos na identificação de indícios de presença de mamíferos, e também houve espaço, para identificar indícios de presença de aves - como por exemplo penas.


Francisco de Sousa (Arquiteto Paisagista) falou-nos sobre a paisagem presente no Vale do Guadiana, os seus habitats e as espécies de flora que aqui podemos encontrar. A caminhada contou ainda com a presença de mais dois guias - Nuno Roxo e Dinis Cortes (Wildscape) - que partilharam o seu conhecimento sobre o território, a sua história e biodiversidade. Foi um excelente dia de caminhada e partilha de conhecimento.



No dia 22 de Novembro fomos "Plantar o Pátio" da escola de Corte da Velha, numa parceria espontânea entre a Montícola e a Cooperativa Boa Criação, à qual se juntaram várias entidades, como a Junta de Freguesia de Mértola e a Câmara Municipal de Mértola que apoiaram e enriqueceram a atividade com animação e comes e bebes. O dia começou com a preparação do terreno, ao som de música a pedido e com muita animação à mistura. Com a chegada de mais participantes iniciou-se a plantação.


Escolheu-se simbolicamente, plantar como primeira árvore uma Nespereira, momento protagonizado por Pedro Bravo (Cooperativa Boa Criação) que nos brindou ainda com umas belas linhas poéticas sobre a espécie.
A plantação prosseguiu, foram plantadas árvores, arbustos e várias plantas aromáticas.

No final de toda esta azafama fomos brindados com as iguarias d'A Cozinha da Avó, deliciámo-nos com ovos recheados como entrada, entre outros petiscos típicos. Para prato principal degustamos feijão de azeite, e fomos ainda presenteados com uma deliciosa sobremesa tradicional com base de milho. Pela tarde houve espaço para a atividade Mértola Participo, em que o Munícipio facilitou a partilha de projetos locais à comunidade.

Já ao sol posto, houve tempo para um petisco partilhado ao som de Tiago Catarino. Ao convívio juntou-se ainda a Oficina de Cante com Celina da Piedade, que geralmente acontece à terça-feira no Cineteatro de Mértola. Foi com alegria que vimos a Corte da Velha com tanta gente e atividade. Ainda há muito espaço e vontade para plantar, por isso, estamos prontos e ansiosos por repetir!


Que venham muitos novembros assim.



Comentários

Mensagens populares