DEZEMBRO | 2022





Entre os dias 14 e 18 de Dezembro participamos Feira Vila Natal no Pavilhão Multiusos de Mértola, onde demos a conhecer o nosso trabalho e produtos da nossa EcoMerceria e da Horta da Badocha. Estes foram dias muito importantes para nós, pois estivemos mais perto da comunidade, permitindo que nos déssemos a conhecer a quem ainda não visitou o nosso Espaço, nem participou nas nossas atividades. Foi gratificante receber o feedback e ideias da comunidade local.

Em Dezembro deu-se a continuidade dos Estágios ALSUD. Recebemos na nossa Associação dois estagiários que se envolveram nas diversas atividades a ser desenvolvidas, como a Feira Vila Natal. Contudo, a atividade de eleição para estes jovens foi a participação da manutenção da Horta da Badocha. Local onde, para além disso, os jovens adquiriram conhecimento sobre inventariação de fauna e flora. E, foram, inclusive desafiados a realizar a monitorização e catalogação dos dados recolhidos na nossa Camera trap. Dados que depois de tratados e analisados iremos divulgar.


No dia 14 a convite do Professor Luís Mendonça de Carvalho, a nossa equipa juntou-se a duas pessoas que admiramos bastante, Dinis Cortes - da Wildscape - e Ivo Rodrigues, para "Dois dedos de Conversa" sobre Natureza, Etnobotânica e Turismo, no IPBeja.
Foi uma excelente oportunidade para partilhar o que fazemos e a nossa missão e também, de acompanhar o trabalho e ouvir a sabedoria dos nossos estimados colegas. Para coroar a tarde, a equipa foi brindada com uma visita guiada pelo próprio professor, ao Museu Botânico do IPBeja, onde pudemos admirar a valiosa e fascinante colecção que este tem vindo a construir.



No mesmo dia, 14 (quarta-feira), aconteceu mais uma noite de Cineclube no Espaço Vila Velha. Esta parceria trouxe desta vez a projeção de 3 curtas dos realizadores Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes. Foi possível numa única sessão conhecer os diferentes estilos praticados pelos realizadores. Após projeção houve a possibilidade conhecer melhor e conviver com o realizador - Miguel Seabra Lopes. 
 



Houve ainda espaço e tempo para para mais atividades culturais no nosso Espaço Vila Velha. Organizamos a segunda edição d' A Noite da Francesinha - o prato mais quente do norte, veio aquecer (uma vez mais) o inverno alentejano - uma noite lotada, com francesinhas para todos, seja vegetariana ou com carne. As francesinhas estão sempre disponíveis no Espaço Vila Velha, mediante reserva e disponibilidade do Portuense da Equipa e mestre do molho.


Antes das merecidas Férias de Natal da equipa, não quisemos fechar o Espaço Vila Velha sem partilhar um belíssimo momento musical com o nosso Francismore. Guitarrista, voluntário na Montícola e professor de guitarra no Espaço Vila Velha, o Francisco Moura Relvas, ou Francismore, como é conhecido no mundo artístico, levou-nos a viajar pelas suas escolhas musicais no conforto da lareira e com um copo de vinho na mão. Este foi um final de dia verdadeiramente especial.








O ano 2022 acabou em família. Na passagem de ano, o Espaço Vila Velha esteve encerrado para um festa privada da Associação Montícola e amigos. Partilhamos experiências, receitas, momentos e muita alegria, numa passagem de ano que ficará na memória de todos. Olhamos para 2023 confiantes e muito bem acompanhados. Agradecemos a todos que têm partilhado esta caminhada, por um percurso agreste, mas durante o qual somos surpreendidos de quando a quando por verdadeiras relíquias. 



Já de pé direito em 2023, começamos com muita vontade dar continuidade a esta caminhada. Há que dar valor ao caminho e caminhar com sabedoria, cautela e apreciando cada momento.











Comentários

Mensagens populares