JANEIRO e FEVEREIRO | 2023

Os primeiros meses do ano caracterizam-se por planificar o ano que se segue. Planificar, repensar e reorganizar.

O mês de janeiro foi especialmente focado na planificação e reorganização dos espaços e tarefas. Começamos com obras de requalificação da nossa sede (Espaço Vila Velha), com a motivação da equipa mudamos o telhado da zona do escritório Montícola, e com o apoio de profissionais foi recuperada uma parede exterior do edifício. Mas nem só de obras se compôs janeiro.

Depois de um fim de ano chuvoso, janeiro trouxe o frio e pintou a paisagem de branco. Mas na horta, os ânimos não arrefeceram, arregaçámos as mangas e aproveitámos para limpar e sachar as áreas de cultivo. A chuva que tanto de bom trouxe, também dificultou o trabalho e alimentou o crescimento das ervas menos desejadas nos nossos campos de ensaio e de produção. 

Durante os meses de janeiro e fevereiro, também aproveitámos o período de maior dormência das plantas para dar início às podas nas hortas. Entre citrinos, oliveiras e outras árvores de fruto, conseguimos angariar muita lenha para aquecer as noites do Espaço Vila Velha e galhos e ramos para cobrir e delimitar talhões elevados que se começaram a preparar. Protegidas dentro das estufas, também demos início às sementeiras, que esperam dias mais longos e amenos antes de irem para a terra.

Com o início do novo ano, iniciámos o segundo período de aulas na escolas primárias de Mértola. A Montícola é responsável pelo projeto GeraçãoBio - Sustentabilidade (uma atividade extracurricular - AEC). Neste início de ano demos por terminada a temática dos RESÍDUOS, e demos início ao tema ÁGUA.  Partilhamos todos os conceitos desde os mais básicos, criando bases de conhecimento nos mais jovens, para que de seu livre arbítrio possam entender também conceitos mais complexos como a sustentabilidade, ambiente e cidadania. O objetivo é promover a sensibilidade ambiental e pelo mundo natural e o sentimento de pertença e responsabilidade individual pelo presente e futuro do nosso território.



Em Fevereiro no Espaço Vila Velha, organizamos, uma vez mais
o Domingo Gordo. Um dia dedicado aos excessos, que foi um verdadeiro sucesso. O segredo como sempre: a qualidade dos produtos, que nos chegaram diretamente dos produtores, e claro toda a dedicação e amor que colocamos no que fazemos.




Em fevereiro recebemos a visita do Dinis Cortes (wildscape) que ficou a conhecer melhor o trabalho e espaços geridos pela Montícola. O dia terminou com uma sessão de monitorização de borboletas noturnas, onde adquirimos conhecimentos e muita vontade de dar continuidade às nossas sessões mensais. Agradecemos a visita, as ofertas de equipamento e bibliografia, que utilizaremos com enorme gosto e entusiasmo, o mesmo com que o Dinis nos contagia. Agradecemos acima de tudo a partilha de conhecimento e amizade. Aconteceu também em Fevereiro mais uma sessão do CineClube de Mértola no Espaço Vila Velha. Tivemos o privilégio de assistir a um documentário realizado em Mértola sobre o Campo Arqueológico de Mértola, no final houve tempo para partilha de ideias.



Em fevereiro, mesmo no último dia do mês, ainda houve tempo para muitas atividades. Durante a tarde participamos numa Formação de HCCP dirigida ao nosso Staff e voluntários. Disponibilizamos o nosso espaço para este momento de partilha de conhecimento a todos os interessados; e tivemos a visita da equipa do Restaurante Mina de Sabores. Foi uma tarde bem passada, na companhia de colegas e de um excelente e dinâmico formador.

Durante a manhã visitamos a Herdade de Alagães para a monitorização periódica das "caixas-ninho" lá instaladas numa ação conjunta entre a Herdade, a Portugal Wildscapes e Associação Montícola. Esta monitorização é sempre realizada com recurso a métodos não invasivos com observação discreta, utilizando binóculos e/ou telescópio. Excepcionalmente, nesta visita recorremos à observação, mais próxima, de algumas das caixas não ocupadas para perceber se tinham algum dano ou se era necessário realizar a sua limpeza para uma próxima ocupação.

Esta "invasão de propriedade"
permitiu verificar que outras espécies estão também a utilizar as caixas-ninho para abrigo. Registamos a presença em 2 caixas de indivíduos da espécie osga-moura ou osga-comum (Tarentola mauritanica).
 

Das 18 caixas instaladas, verificamos a ocupação de 9 (50% do total).





Aproveitamos, ainda, a visita à Herdade para uma breve inventariação de flora aquática.







Comentários

Mensagens populares