MAIO | 2023

"Maio hortelão, muita parra e pouco pão."


Com o aproximar dos meses mais quentes, o trabalho na horta torna-se mais difícil e ingrato, o que crescia vigorosamente, sente agora as dificuldades de meses de seca e a intensidade de dias seguidos de calor. A agricultura é uma atividade para gente resiliente e paciente. Cada ano é diferente, temos de saber adaptar-nos, ler a natureza e aprender com ela. 

Na Horta da Badocha o trabalho segue, mais ou menos produtivo, há sempre colheitas e muita biodiversidade que beneficia do nosso modo de produção e que nos beneficia. Ainda, assim, durante estes meses foi possível partilhar uma variedade interessante de hortícolas, produzidas por nós, na nossa EcoMercearia.




 No dia 5 de Maio, sexta-feira estivemos em Aljustrel a convite do projeto "É Agora". Foi uma agradável tarde de partilha de saberes sobre as plantas aromáticas e medicinais e os seus usos e saberes. Partilhamos informação, mas também recebemos muito conhecimento e inspiração. Agradecemos o convite e aguardamos ansiosos a visita deste animado e interessante grupo em Mértola.



No dia 11 de Maio, a convite da ADPM (Associação de Defesa do Património de Mértola)  participamos na Sessão-Debate IDEA no Agrupamento de Escola de Mértola. Foi um privilégio sentarmo-nos ao lado do Sr. Amândio e do Tiago dos Gelados Nicolau e partilhar ideias, vivências e perspectivas. Mértola é um território cheio de potencialidades e preciso inspirar e motivar as gerações mais novas para que permaneçam no território desenvolvendo as suas ideias e sonhos.

A Semana Sobre Espécies Invasoras 23
realizou-se entre 13 e 21 de Maio, como não podia deixar de ser colaboramos com a iniciativa da forma que nos foi possível, tendo em conta o mês atarefado e o foco da comunidade local em torno do Festival Islâmico (18 a 21 de Maio). Todavia foi possível realizar sessões de sensibilização, desta vez no Agrupamento de Escolas de Mértola, com os alunos das turmas de 8º e 10º ano. Percebemos a importância de insistirmos na partilha de conhecimento ao verificar a falta de contacto destes alunos com o tema, que pensamos muitas vezes, erradamente, estar já difundido na nossa sociedade.





A convite da Associação Margem Esquerda do Guadiana (AMEG) dinamizamos no dia 20 de maio o Bioblitz - Descobre a natureza no Parque Natural do vale do Guadiana, em Serpa.
""Bio” significa vida e "Blitz” fazer algo rápido e intensivamente. Tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies, numa área específica, ao longo de um curto período de tempo, funcionando como uma inventariação biológica." in https://cibio.up.pt/en/science-society/bioblitz/

Não podemos falar de Maio, sem falar do Festival Islâmico. No Espaço Vila Velha, preparamo-nos para o receber com algumas remodelações e com um Menu Especial inspirado na cultura Islâmica.  Esta época festiva é sempre motivo de reunir sócios e voluntários, que se disponibilizam a colaborar tornando estes dias de trabalho intenso mais alegres e prazerosos. Agradecemos a colaboração, empenho e disponibilidade de todos e esperamos que sejam sempre momentos felizes para todos!



Convívio de Sócios e Voluntários











-










...

"Maio é o quinto mês do calendário gregoriano, tem trinta e um dias e herdou o nome de uma deusa. Maio vem de Maia, divindade romana que era celebrada nesta época. Deusa da terra e das flores, Maia é responsável pelo crescimento das plantas que nasceram na primavera."
(rtp ensina, 2018)









 

Comentários

Mensagens populares