JUNHO | 2023

 

Aconteceu no dia 3 de junho a "Caminhada criativa pelo Centro Histórico de Mértola" como forma de celebrar o aniversário da Associação de Moradores do Centro Histórico de Mértola.

A Montícola tem o seu ninho de abrigo aqui, no
Espaço Vila Velha, sede da nossa Associação, Restaurante e EcoMercearia. O Centro Histórico merece o nosso olhar atento, merece mais atividade e mais vida. Nós estamos cá, sempre disponíveis para colaborar e participar. Neste dia, decidimos contribuir com a oferta um planta aromática e medicinal a cada morador. Esperamos que este pequeno contributo tenha chegado a todos e que ajude a tornar mais verde, vivo e biodiverso o nosso imponente Centro Histórico.


Neste Dia Mundial do Ambiente - 5 de junho de 2023 -cujo o tema escolhido foi o «#CombataAPoluiçãoPlástica» decidimos fazer a nossa comemoração lá fora. Saímos para caminhar e limpar de plástico os nossos percursos pedestres.

Caminhar na natureza é reconfortante, traz-nos saúde física e mental, um serviço 100% gratuito dos ecossistemas, não custa por isso retribuir e aproveitar a caminhada para recolher o que infelizmente está fora do seu habitat. Claro que dá sempre tempo para tudo, respirar, caminhar, recolher lixo e ainda observar a flora, a fauna e os seus indícios de presença.
Qual foi o vosso pequeno contributo comemorativo este ano?


Junho foi mês de encontrarmos aves que caíram do seu ninho.
O que fazer se encontrar uma cria de ave no chão?

No final da primavera/inicio do verão é muito comum encontrar crias de aves que caem dos seus ninhos. À medida que vão crescendo vão explorando o mundo à sua volta e acabam por cair.

1º Se encontrar uma cria verifique em primeiro lugar se já tem algumas penas formadas.
Deste modo, têm grande probabilidade de sobreviver.

2º Se vir o ninho por perto, mantenha a cria no local
onde está ou então coloque num local alto de forma a estar segura de predadores. É muito provável que os progenitores ouçam a sua vocalização e continue a alimentá-la. 

3º Se verificar que a cria está ferida/debilitada e fica por muito tempo sem ser alimentada ou se está num local com muito movimento onde esteja em perigo, contacte o Centro de  Recuperação mais próximo ou o SEPNA [ contacto SOS ambiente nacional (+351) 808 200 520 ]. 

É importante referir que não deve levar a ave para casa, a posse de aves selvagens é punível por lei.




Em junho recolhemos 2 aves que caíram do seu ninho e entregamos as entidades competentes. Recolhemos as crias, pois verificamos que estavam em situação de perigo, e por isso, como nos sentimos confortáveis no manuseamento de aves, contactamos as entidades competentes e oferecemos o nosso apoio para recolher e entregar os animais, neste caso, na sede do Parque Natural do Vale do Guadiana. Como nem todos têm esta experiência de contacto com animais selvagens, aconselhamos que contactem sempre as entidades competentes e aguardem a sua chegada ao local para recolha do animal. Acontece muitas vezes as entidades serem contactadas, mas quando chegam ao local, já não encontrarem o animal, porque não estando ninguém por perto, podem ter-se afastado do local ou podem ser facilmente predados, por estarem mais frágeis. Aguardem sempre pelas autoridades, assegurando a recolha do animal!


O projeto Geração Bio, decorreu nas escolas primárias do concelho de Mértola durante este ano letivo 2022/2023. A Montícola, a convite do município, dinamizou o projeto junto dos mais pequenos.
Abordamos vários temas - resíduos, a água e a ciência cidadã - e realizamos muitas atividades. E ainda muito ficou por falar, aprender e brincar...
Findo o ano letivo já temos saudades dos pequenotes, foi um ano cheio de aprendizagens para todos!








Comentários

Mensagens populares