AGOSTO E SETEMBRO | 2023

"Em agosto secam os montes, em setembro as fontes."



Todos os meses participamos na Feira de Produtores Locais em Mértola. Em agosto realizou-se, excepcionalmente, na Avenida Aureliano Mira Fernandes. Já em setembro a Feira regressou ao Largo Vasco da Gama. É sempre com enorme prazer que colaboramos nestas iniciativas que animam a nossa vila.







Tendo em conta que as temperaturas no mês de agosto não diminuíram, o crescimento das diferentes culturas na Horta da Badocha abrandou, com exceção das beringelas, feijão-fradinho e dos pimentos. Foi um mês para planificar as culturas de inverno e rever as necessidades nutritivas do solo, que se reflete com a presença de determinadas plantas e pela concentração de clorofila nas culturas já existentes. Das várias tentativas em manter os tomateiros saudáveis, podemos afirmar que foi um ano muito pobre em tomate para todos os produtores. Porém, nos ensaios de melhoramento de germoplasma, a variedade de tomate cereja e os melões, apresentavam uma performance positiva face às condições de stress hídrico e calor extremo, o que permitiu a realização das primeiras colheitas de fruta para se pesar e avaliar os resultados.


Em Setembro, instalamos na nossa sede - Espaço Vila Velha -, uma estação meteorológica. Os dados meteorológicos são partilhados ao momento e pode ser consultado o histórico de medições. Este foi um passo importante para nós, pois estes dados são essenciais para os estudos que desenvolvemos. Dados que de outra forma não conseguimos ter acesso. Agora, ficam disponíveis para todos os que deles necessitem para usufruto próprio ou para as investigações que levam a cabo, que tal como nós, têm como objetivo contribuir para mais conhecimento e para o desenvolvimento sustentável do território.

Aqui podem aceder aos dados e medição atual 
👉  https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IMRTOL6


Considerando a realização da 3ª Caminhada por Terras do Pulo do Lobo, organizada pelo Centro Recreativo e Cultural da Amendoeira da Serra, estivemos no CIPAS (antiga escola primária), para um Dia Aberto. Abrimos as portas à visitação, e estivemos disponíveis para receber e guiar, todos os interessados em visitar a Exposição "Flora do Parque Natural do Vale do Guadiana - Paisagens e Sentidos".

A exposição surge a partir do desafio lançado pela ADPM (Associação de Defesa do Património de Mértola) para imaginarmos e materializarmos uma exposição sobre a Flora do Parque Natural do Vale do Guadiana, na qual demos ênfase às Paisagens e Sentidos.



Participamos no dia 25 de Setembro na Assembleia Local, sobre o Plano Municipal de Ação para a Gestão dos Resíduos Urbanos (PAPERSU). Este Plano tem como objetivo traçar as linhas de atuação do município no horizonte de 2030, contribuindo para as novas políticas nacionais e europeias e alcançar as metas estabelecidas para a Região do Baixo Alentejo no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PERSU 2030). Tratou-se de um fórum de reflexão sobre os principais desafios da gestão de resíduos urbanos no município, e como estes podem ser ultrapassados de forma a criar valor ambiental e económico na região. Este trabalho está a ser desenvolvido em conjunto com a Resialentejo, E.I.M. e os Municípios de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, e conta com o apoio da empresa 3 Drivers – Engenharia, Inovação e Ambiente, Lda.


Na horta durante o mês de setembro sentimos uma diminuição gradual de temperatura, que nos fez respirar de alívio com noites mais frescas. Inicia-se então a época das sementeiras de inverno, desde das múltiplas variedades de couve, alho francês, rabanete, acelga e beterraba, alface e chicória. Em lua cheia, semeia-se diretamente no solo a salsa e os coentros. As alfaces espigadas predominam ainda em determinadas áreas, libertando as suas sementes com a esperança de encontrar as primeiras chuvas do Outono. A preparação do solo para as novas culturas foi a maior prioridade deste mês. Com o solo pronto iniciamos a cultura de couve, beterraba, alho francês e alface, em distância temporal de uma semana.

A propagação de plantas aromáticas medicinais foi outra atividade importante que permitiu enriquecer a nossa coleção. Esta atividade de vieiro foi acompanhada com a construção ecológica de um novo suporte na nossa estufa, carregada com o intuito de promover a organização, a limpeza e a área disponível.

Próximas atividades!

Junta-te a nós entre 29 de outubro e 14 de novembro!




Comentários

Mensagens populares