FESTIVAL ETNOBOTÂNICO DO PULO DO LOBO 24 | 10, 11 E 12 DE MAIO

Nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2024, irá realizar-se na aldeia da Amendoeira da Serra, em Mértola, o Festival Etnobotânico do Pulo do Lobo.

Organizado pela Associação Montícola (Associação de Defesa do Ambiente com sede em Mértola), conta com o apoio de um leque alargado e diversificado de entidades da região: a Câmara Municipal de Mértola, a Junta de Freguesia de Mértola, o Centro Recreativo e Cultural da Amendoeira da Serra, a Comissão de Cogestão do Parque Natural do Vale do Guadiana, a Estação Biológica de Mértola (EBM), a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, a Escola Profissional ALSUD, a Universidade Sénior de Mértola, o CineClube de Mértola, entre outras.


O Festival tem como temática a Etnobotânica, com foco nas plantas e na sua utilização pelo homem ao longo dos tempos. Mais uma vez, o objetivo é dinamizar o território, partilhar e recolher conhecimento sobre a relação do homem com as plantas, saberes e tradições, sem esquecer a componente lúdica e de convívio social.

Caminhada de reconhecimento de plantas silvestres c/ a mulher que trabalha no bosque, Amendoeira da Serra, Etnobotânico '23

O primeiro dia (sexta-feira, 10 de maio) será dedicado, como habitualmente, às populações locais, dos “8 aos 80”. Durante o dia, haverá atividades de educação ambiental, comunicações e uma oficinas. Durante a tarde abordaremos a temática da flora invasora – integrada na Semana Ibérica Sobre Espécies Invasoras ‘24. Ao final da tarde, serão exibidos os vídeos Etnobotânica (João Romba), inseridos no projeto Memórias Passadas Práticas Presentes. Ao anoitecer, terá lugar a animação musical.

No segundo dia (sábado, 11 de maio), durante a manhã, haverá caminhadas, com guias especializados, para identificação de plantas silvestres. Durante todo o dia, decorrerão diversas oficinas: do pão, tinturaria natural, demonstrações culinárias, cestaria, entre outras. Haverá espaço ainda para a apresentação do livro “Flora do Vale do Guadiana, Paisagem e Etnobotânica” e mesas-redondas/apresentações breves sobre Botânica. Decorrerão, em paralelo, momentos mais lúdicos com vários concertos. O dia terminará com o habitual convívio social e muita animação musical. Está confirmada a presença dos maravilhosos Rosmanim.


Yoga na Natureza c/ Bárbara Pais, Amendoeira da Serra, Etnobotânico'23

O último dia (domingo, 12 de maio) começará com uma sessão de yoga na Natureza, seguida de caminhadas distintas. Em paralelo, decorrerá a oficina de cosmética natural. Haverá, ainda, uma oficina de produção de queijo artesanal e uma prova de vinhos, assim como um momento cultural de declamação de poesia. O Festival finalizará ao som do Grupo Coral das Minas de São Domingos.

Durante os três dias, estará aberta ao público a exposição Flora do Vale do Guadiana “Exposição Paisagens e Sentidos”, no CIBAS.

No sábado e no domingo, as atividades serão complementadas com uma Feira Tradicional de produtos locais, abrilhantada por animação de rua. Do ponto de vista gastronómico, prontas a satisfazer qualquer apetite, estarão abertas várias tasquinhas, com uma oferta bem diversificada, desde a cozinha tradicional alentejana até aos pratos vegetarianos, sem esquecer os petiscos.

Com uma panóplia de atividades tão diversificada, a consulta do programa é indispensável, para informação mais detalhada sobre as sessões disponíveis em cada um dos dias do Festival. De notar que as oficinas e as caminhadas carecem de inscrição prévia.


Exposições | Oficinas | Comunicações  | Caminhadas | Demonstrações

Feira Tradicional | Animação cultural | Gastronomia | Campismo

As inscrições nas atividades abrem em breve!

Estejam atentos às nossas redes sociais e ao nosso blog!

Mais informações: geral@amonticola.pt


Comentários

Mensagens populares