EQUINÓCIO _20 DE MARÇO DE 2025

 A Primavera regressa no dia 20 de março às 9h01 

As estações do ano sucedem-se porque a Terra orbita em torno do Sol, com uma inclinação axial de cerca 23,5 graus, e os hemisférios alternam para receber mais calor do Sol. 

A diagram of the sun

AI-generated content may be incorrect.

Em Astronomia, equinócio é o ponto ou instante em que o Sol, no seu movimento aparente em volta da Terra (resultante do movimento real de translação terrestre), cruza o equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste. Assim, nos equinócios, a órbita da Terra e a inclinação do seu eixo de rotação (linha imaginária que liga os dois pólos passando pelo centro da Terra) conjugam-se de forma a que o Sol se situa acima do equador. Do ponto de vista etimológico, equinócio tem origem em dois termos latinos: aequus (igual) e nox (noite), isto é,  "noites iguais". Na verdade, nos equinócios, os raios solares incidem paralelamente ao plano do Equador e os dois Hemisférios, recebem uma quantidade quase igual de luz solar, e o dia tem uma duração quase igual à da noite. 

Existem 2 equinócios: o de março e o de setembro. No Hemisfério Norte, a Primavera tem início no equinócio de março e o Outono no de setembro. 

O Equinócio da Primavera ou Equinócio Vernal, ou Ponto Vernal corresponde à passagem aparente do Sol do Hemisfério Sul para o Hemisfério Norte. A partir do Equinócio da Primavera, o Hemisfério Norte inclina-se para mais perto do Sol, resultando em mais horas de luminosidade, com nasceres do sol mais cedo e pores do sol mais tarde. Os dias tornam-se mais longos do que as noites, culminando com o dia mais longo do ano no solstício de junho e o início do Verão. A Primavera é pois um período associado à renovação, fecundidade, fertilidade, abundância e renascimento da natureza, após o letárgico e frio Inverno, as plantas florescem e a maioria dos animais dá à luz as suas crias.


Desde a antiguidade, construindo monumentos, como as pirâmides, gravando calendários em pedra, erigindo igrejas cuja arquitetura era influenciada pelo Sol, as civilizações registavam a trajetória do Sol e as estações com grande precisão. Diversas tradições, rituais e festividades, celebrando a fertilidade e a abundância, estão associadas ao Equinócio da Primavera, assinalando o fim do Inverno, com as suas condições climáticas adversas e escassez de alimentos. As antigas culturas nórdicas festejavam-no com comemorações possivelmente relacionadas com os costumes pascais do cristianismo. Em Stonehenge, na Inglaterra, druidas e não só, assistem ao nascer do sol sobre as antigas pedras. No Japão, ocorre o Shunbun no Hi, um feriado nacional em que as famílias visitam os túmulos dos seus antepassados e apreciam a beleza das flores de cerejeira. Na Índia, o festival Holi celebra a chegada da Primavera com cores vibrantes e enorme alegria. Em Portugal, é comum realizar limpezas gerais nas casas, conhecidas como “limpeza da Primavera”.

Os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do Equinócio da Primavera em diversas culturas, simbolizando a fertilidade. Um mito antigo afirma que é possível equilibrar um ovo sobre a sua base numa superfície plana no momento exato do Equinócio da Primavera, quando o dia e a noite estão em perfeito equilíbrio.

Este ano, no Hemisfério Norte, o Equinócio da Vernal ocorrerá no dia 20 de março pelas 9h01 de Portugal, marcando o início da Primavera.


Texto: Emília Coelho, Associação Montícola


Comentários

Mensagens populares